Se você ainda não sabe o que é um Aplique em Bordado Computadorizado, nós vamos explicar antes de começarmos a falar desses Materiais! Observe este Bordado feito pela artesã Suelen Xavier:
Agora vamos mostrar oito tipos de materiais com diferentes texturas para serem utilizados em seus trabalhos com apliques ou em projetos diversos. Vamos conhecer?!
1. Tricoline
O Tricoline 100% algodão é o tecido mais usado para Apliques em Bordados, ele é leve e resistente. É bem fácil de ser encontrado e tem muitas opções, podendo ser lisos ou estampados. Na primeira foto, temos o Tricoline Poeirinha, cuja aplicação fica muito legal em corpinhos de animais por exemplo, não ficou uma fofura esse peixinho com o Tricoline Poeirinha feito pela Bella Fiore Bordados?! Para outras aplicações variadas também fica muito bom usar Tricoline Poá (segunda foto). Estampas miúdas variadas, xadrez e listras também são muito usadas em Apliques de Bordados Computadorizados.
2. Velboa:
É um tecido pelúcia de pelos baixos e toque macio, produz um efeito muito bonito na aplicação deixando o trabalho mas vivo. Pode ser encontrado em cores lisas e até estampadas. Ele é feito com fibra sintéticas 100% poliéster.
3. Unifloc ou Melton
É um tecido com aspecto encaracolado podendo ser utilizado para efeitos em apliques de bichinhos como por exemplo: ovelhas e lhamas, etc. Também pode ser usado em ursinhos, como mostra a foto do ursinho no trabalho realizado pela artesã Gislaine Rohers. Em alguns lugares esse material é chamado Unifloc, em outros, Melton. Sua composição é de: 80% algodão + 20% poliéster.
4.Carapinha ou Alpaca
É um tecido sintético imitação de pelo de ovelha/carneiro porém tem mais em relevo que o Unifloc. Esse material é firme e macio (Porém mais dificultoso para usar na Máquina de Bordado). Na foto a ovelhinha foi feita com Alpaca na parte do cabelinho e área externa das orelhas, esse trabalho foi executado pela artesã Edilene Rodrigues.
5. Plush
É um tecido leve, muito macio de aparência aveludada, é um material muito usado em peças para bebês e também uma ótima sugestão para uso em apliques. O Plush possui uma composição de 80% algodão e 20% poliéster. No corpo do Ursinho Anjo (MATRIZ GRÁTIS) usamos o Plush e para asas e nuvem foi usado o Velboa.
6. Sintéticos
São materiais com características plásticas. Estes tipos de materiais são de fácil limpeza e são feitos basicamente de policloreto de vinil, mais conhecido como PVC. A composição também pode conter poliéster, poliuretano e nylon. São materiais que estão sendo cada vez mais usados em muitos trabalhos. podem ser encontrados estampados ou lisos e até matelassado.
O chapéu foi bordado pela artesã Suelen Xavier, ela usou um sintético PVC Metalassado e fixou ele com o uso de Rebite na aba da peça.
7. Lurex Dublado
É um material sintético, de efeito metalizado e brilhante, ele é dublado com espuma de espessura de 3mm e tnt. é um tipo de material muito legal para usar em apliques e destacar essa parte no trabalho. Nesta Ginasta usamos o material dourado na parte superior do colan e um PVC na parte rosa.
Composição: 71% Poliéster, 29% Alumínio, 100% Polipropileno, 100% Poliuretano.
8. Piquet
O Piquet é um tecido firme, que imita casinha de abelha, também é uma sugestão para usar em apliques de Bordados, principalmente que remetem a temas finos. Na foto o lindo trabalho da artesã Vânia Guedes com aplique do Piquet no Chaveirinho Anjo.